Lar Lauro de FreitasFazedores de cultura de Lauro de Freitas debatem recursos da PNAB durante Audiência Pública

Fazedores de cultura de Lauro de Freitas debatem recursos da PNAB durante Audiência Pública

A Política Nacional Aldir Blanc, instituída pela Lei n.º 14.399, de 8 de julho de 2022, visa fomentar a cultura nacionalmente, levando recursos aos estados, Distrito Federal e municípios de todo o Brasil

por Direto da Redação
0 comentários

Nesta quinta-feira (21/8), a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), realizou no Cineteatro de Lauro de Freitas, localizado na Praça João Thiago dos Santos, no Centro, a Audiência Pública do segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O evento reuniu os fazedores de cultura do município e a sociedade civil.

A Política Nacional Aldir Blanc, instituída pela Lei n.º 14.399, de 8 de julho de 2022, visa fomentar a cultura nacionalmente, levando recursos aos estados, Distrito Federal e municípios de todo o Brasil. Aqui em Lauro de Freitas, o valor destinado para investimento foi de R$1.496,842,38.

Durante a audiência, que iniciou com uma apresentação cultural, os fazedores de cultura puderam apresentar as suas sugestões sobre de que forma os recursos podem ser aplicados na cultura municipal.

O vice-prefeito e gestor da SECULJE, Mateus Reis, destacou a importância do programa para fomentar a política no município. “Esse é um processo de organização, de planejamento, feito de forma transparente com os fazedores de cultura, e com a sociedade civil para que possa contemplar todos os segmentos. O maior desejo da nossa gestão é fomentar a cultura em cada canto da nossa cidade”, disse o secretário.

De acordo com o diretor de cultura em exercício da pasta, Leandro Santolli, esse é um momento de escuta transparente. “Essa audiência dá seguimento às escutas públicas que foram realizadas no mês de abril, e vai possibilitar que através da lei, o município receba essa verba para ser distribuída com os grupos, os coletivos, mas principalmente para fomentar a política cultural em Lauro de Freitas. Aqui é um lugar de escuta mútua, de respeito, de paridade social e que instrumentaliza o nosso fazer enquanto gestão no município”, destacou.

Presente na atividade, Reinaldo Pedro da Cruz, conhecido como Mestre Fuscão, salientou a importância de participação popular. “Eu acho muito importante ouvir o povo, a gente que realmente faz a cultura e está anos nesta batalha a anos. E esse recurso vai ser fundamental para darmos manutenção ao trabalho que já fazemos”.
Para a produtora cultural, Jel Trinchão, esse é o momento de movimentar a cultura da cidade. “A importância desse momento é que a gente possa discutir sobre a PNAB que nós, fazedores de cultura, já estamos há um tempo sem essa movimentação. Então, esse é um recurso que vem para o município fomentar o que estava parado há um tempo, e poder ajudar a nossa categoria”, disse.

Também estiveram presentes na audiência, o subprocurador do município, Leandro Santana; além de representantes do Ministério da Cultura (MinC); Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB); e do Conselho Municipal de Cultura.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário